segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Cozinha

Organize sua Cozinha
Vamos organizar nossa Cozinha



Você já colocou armários em sua cozinha.

Quer saber como recheá-los?

Você já decorou sua cozinha, ou copa-cozinha com os armários, talvez uma mesa? Se ainda não, acesse nosso canal de Decoração de Cozinha.

Qual seja a decoração dela, agora você precisa recheá-la, saber quais são os utensílios que devem ser comprados em primeiro lugar.

Em nossos dias temos uma infinidade deles, tanto para copa como para a cozinha. Desde os mais simples e úteis até os mais sofisticados.

Se você não tiver disponibilidade para comprar os mais sofisticados que são sempre mais caros, não fique triste, pois uma copa-cozinha bem montada, não precisa de sofisticação. Precisa, sim é de praticidade.


Se você é chegada à arte de cozinhar e quer ter tudo o que há de mais moderno em uma cozinha.

Tenha este desejo sempre em mente e aos poucos, pode ir incrementando-a, com os utensílios que você for sentindo falta.

Um dia, você vai chegar onde você mentalizou, pois pensamentos bons de prosperidade sempre tendem a se realizar, desde que você batalhe para isto.

Algumas dicas de como organizar sua cozinha:

Agora vamos falar em como organizar e depois daremos a relação de quais comprar.

Se a sua cozinha for planejada e têm armários e aparadores para você guardar e apoiar os objetos, fica mais fácil saber como organizá-la e mantê-la assim.

Se a sua cozinha não é planejada, não tem problema, você terá que pensar um pouco mais em como organizá-la. Utilize seus armários da mesma forma e use os espaços abertos e disponíveis, para colocar alguns objetos, como a fruteira ou uma cafeteira. Fica mais bonito.


Guarde os objetos por grupos


Procure dividir os armários, guardando seus objetos por grupos.

1 - Prateleira para ingredientes abertos


Tenha uma prateleira em seu armário, para guardar as latas de mantimentos e aqueles que tenham sido abertos e não são de geladeira. Os que não couberem nas latas de mantimentos, coloque em vidros bem fechados. É mais fácil a visualização quando quisermos usar alguns deles.

2 - Utensílios de pré-preparo e de preparo dos alimentos

Objetos de plástico:


• Potes e tigelas com tampa: Separe as tampas e as organize em um pote maior. Deixe os potes organizados, por tamanho, abertos, para evitar que conservem odores dos alimentos.


• Tigelas plásticas, escorredor de arroz, secador de salada, enfim todos os utensílios plásticos usados na confecção dos alimentos devem ser guardados em uma prateleira encima da pia, se houver, ou em local próximo da bancada de preparo dos alimentos.


• Objetos plásticos sem tampa, como o espremedor de laranja, peneira e outros, devem ficar em um local acessível, fácil de ser usado.

3 - Utensílios que são usados no fogão :


• Panelas e outros utensílios de inox: Geralmente colocamos as panelas em baixo da pia perto do fogão.
Assadeiras, uma dentro da outra por tamanho, assadeiras de aro removível, forma para pudim e bolo, peneiras,Todos estes utensílios devem ficar agrupados e perto do fogão.


4 - Utensílios que vão à mesa


• Travessas de inox: Arrume colocando as maiores embaixo e diminuindo o tamanho até a última.


• Travessas de vidro: São muito práticas, geralmente vão ao forno, microondas, geladeira e freezer. São ideais para preparo de tortas, lasanhas e muitas coisas. Acondicione-as com cuidado, para não lascarem as bordas, se estiverem lascadas, descarte-as. É melhor poucas e perfeitas, do que muitas com lascas. Além do mais, podem cortar e reter restos de alimentos.


• Bandejas: O ideal é guardá-las na vertical, pois ocupam menos espaço e é mais fácil para pegá-las.


• Louças: Empilhe os pratos por serviço - rasos, fundos e de sobremesa. Pires de chá, pires de café. Arrumem da melhor forma, respeitando o espaço do seu armário, as xícaras de chá e café. Bule de café, de chá e leite, açucareiro e manteigueira. Travessas maiores embaixo e menores em cima.





Copos: Enfileire os copos iguais, assim você terá, quando abrir o armário, acesso a todos os tipos, não necessitando se esforçar para pegar um tipo que esteja no fundo.


Potes de vidro: Ideais para guardar sobras de alimentos, salgadinhos, compotas, petiscos. Quando vazios devem ser sempre guardados abertos, para dissipar o cheiro dos alimentos que estiveram dentro dele.


Aproveite os aparadores e tampos de sua cozinha para colocar seus eletrodomésticos, como cafeteira, batedeira, liquidificador.

Se eles forem bonitos, darão um ar de modernidade e funcionalidade a sua cozinha.

O que vou guardar nas gavetas?

Talheres: Na primeira gaveta arrume seus talheres, procure ter um separador de talheres, custa pouco e organiza melhor.Separe por garfo, faca, colher de mesa, faca, garfo, colher de sobremesa, colher de chá e café.

Miudezas de cozinha: as miudezas de cozinha como: facas grandes, espumadeira, concha, coador, pegador, pinça, abridores de lata, devem ser guardadas em gavetas dentro daqueles separadores plásticos de talheres. Temos, hoje em dia, muitos organizadores que ficam pendurados na parede. Deixam a cozinha organizada e bem decorada

Panos de prato e de mão: Na próxima gaveta, panos de prato, sempre bem passados e dobrados. Inclua uns panos de mão. É super importante não utilizar pano de prato para secar as mãos.








Toalhas de mesa ou jogos americanos, podem ser guardados na última gaveta. Se você tiver uma copa, guarde lá. É mais prático.



Tenha sempre uma fruteira á vista, com frutas mais resistentes, como banana, maçã, laranja, além de enfeitarem, seu consumo fica mais fácil.








Falamos dos grupos de utensílios e onde guardá-los.

http://bbel.uol.com.br

Nenhum comentário: