sexta-feira, 15 de agosto de 2008

A arte de não adoecer



Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos"
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam
em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

Se não quiser adoecer - "Tome decisão"
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - "Busque soluções"
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências"
Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a
impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho
etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - "Aceite-se"
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com
que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de
uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer - "Confie"
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer - "Não viva sempre triste"
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o
ambiente em que vive.
"O bom humor nos salva das mãos do doutor"
Alegria é saúde e terapia

(Dr. Dráuzio Varella)

"Alimente o corpo para hoje... Alimente o espírito para a eternidade"

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Reportagem


Como saber se o amor acabou?

Desde o drama adolescente da desilusão amorosa à separação e divórcio adulto, é um fato que o amor também pode morrer. Ou ser morto. Somos seres relacionais e até mesmo do ponto de vista evolutivo, a própria perpetuação da espécie leva-nos a ter relacionamentos preferenciais com outras pessoas.

Contudo, por vezes, criamos relações de vinculação problemática. O amor acaba. E, com ele, acabam sonhos. Acabam parcerias, acabam gestos, acabam olhares, acabam sabores.

Para saber quando o amor acaba basta prestar atenção à si mesmo e ao companheiro(a):

- Quando o amor acaba conseqüentemente o sexo também acaba. Por mais que a pessoa esteja ao seu lado todas as noites à disposição, a vontade não vem. A falta de amor leva à falta de desejo.

- Se a vontade de saber onde a pessoa está e o que está fazendo acabar, isto significa que o amor terminou mesmo.

- Sempre que vocês saem, acaba em briga, vocês se irritam facilmente. Estas brigas não trazem nada de positivo, muito pelo contrário, só vão afastar vocês cada vez mais.

- Um dos sinais mais evidentes de perceber o fim de uma relação acontece quando o silêncio toma conta do ambiente. Se você não tem mais vontade de compartilhar seus momentos, o amor acabou.

- Você nunca foi infiel, mas de repente começa a olhar para os lados. Se isso acontecer, nada mais claro que alguma coisa está muito errada em sua relação. O melhor a fazer é terminar para não acabar sendo infiel.

Há quem diga que se o amor acabou, não era amor, por outro lado outros afirmam que amor nem existe, mas sim o companheirismo e o respeito pelo outro e ainda há aqueles que acreditam que o amor existe e pode ser duradouro e eterno.

E você o que acha?

Este texto faz parte do concurso Blogueiro Repórter.

Poesia

Meu inesquessível AMOR

Se acaso um dia pensares em nós,
e nesse pensar sentires alguma saudade,
e nessa saudade, sentir a minha falta,
e se esse vazio que minha falta faz,
lhe provocar lágrimas:
Venha...
Venha correndo para mim,
sem medo,
venha qualquer dia.
Se um dia folheando o seu passado,
me encontrar lá meio esquecida,
e nesse esquecimento lembrar algo
de bom:
Venha, volte ao meu lado,
mesmo que ache tarde demais,
ainda que seja muito passado,
ainda que seja num futuro bem
distante... Venha me procure,
me ache, me surpreenda com
sua chegada!!
Quando em seus olhos não estiver
mais o brilho dos meus.
Quando a sua canção já não for mais
com o meu nome.
Quando seus poemas, já não
falar mais do amor por mim.
Quando em suas roupas, já não sentir
mais meu cheiro.
Quando achar que está tudo acabando:
Venha mesmo assim...
Venha me buscar para você.
Venha resgatar o que hoje ainda existe.
Venha sonhar os nossos sonhos.
Venha acabar de viver o nosso amor.
Venha viver as nossas emoções.
Venha completar em mim algo que perdi:
Um pedaço de você!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Maquiagem virtual


Maquiagem Virtual

E por falar em maquiagem para as festas de fim de ano, que tal experimentar tudo isso na prática?

Através do MakeUp, você pode saber como ficaria seu cabelo com um outro corte, outra tonalidade, mais longo, mais curto, com franja… Você pode virar loira, morena, ruiva, ter o cabelo vermelho, lilás ou até verde e ainda experimentar tudo isso fazendo uma maquiagem perfeita. Tem medo de ousar? No MakeUp você pode! Para fazer a transformação você precisa se cadastrar no site e enviar uma foto sua ou escolher uma modelo já pronta. Depois de maquiada e de cabelos novos, ainda dá pra imprimir ou enviar para as amigas com o novo visual.

Link para Maquiagem Virtual: MakeUp

http://www.bolsademulher.com/makeup/

Cabelos

Como fazer uma escova igual à do salão


11 passos para fazer em casa uma escova igual à do salão

Tenha o cabelo liso na hora que você quiser, sem depender de ninguém

Bad hair day. As três palavrinhas resumem o inferno feminino quando não há milagre que faça o cabelo ficar ajeitado. Sim, estamos falando daqueles episódios em que muita mulher deseja, do fundo do coração, ter nascido muçulmana e sair por aí com metros de tecido escondendo a rebeldia dos cabelos. Há também aquelas que, no desespero, sonham com um emprego que exija um capacete, uma touca, um escafandro ou delírio dos mais graves até pedem aos céus a transformação instantânea em homem, jogador de futebol com a cabeça raspada de preferência. Tudo para se livrar da cara de espantalho. (faça uma avaliação de beleza gratuita)

Como as fantasias ficam presas à imaginação, o jeito é se virar como dá. Pois é, você acertou: trata-se do querido e implacável secador, socorro das horas mais aflitas e solução das crises mais insolúveis. O problema é que, quando a zica pega de verdade, parece que nem ele colabora. Mas aí, o jeito é respirar fundo e... desistir? Claro que não!
Pontas bagunçadas, fios arrepiados, nós por todos os lados, franja esquisita e mais todo o tipo de atropelos visuais somem num zás graças à sua potente bazuca modeladora. Basta saber usá-lo e ter um tiquinho de paciência. Mas os conselhos de um expert também fazem a diferença. Sabendo disso, fomos atrás de quem conhece, como poucos, o potencial desse seu aliado. (escova progressiva de mel, conheça)

A seguir, o cabeleireiro Cleber Lopes, do Cleber Lopes Beauty & Life Institute, em São Paulo, ensina 11passos para quem quer fazer, em casa, uma escova de salão. Os segredos são profissionais e já salvaram a pele de muita gente famosa, como a cantora Negra Lee e a apresentadora Vanessa Jardim. Ou você acha que os surtos de beleza têm alvo certo para acertar? Acompanhe.

1. Se o cabelo amanheceu (ou anoiteceu) horroroso, a primeira coisa a fazer é correr para o chuveiro. Lave com seu xampu e condicionador favoritos e, ainda no banho, desembarace os fios. Tire todo o condicionador e, se a crise for causada pelo volume de arapuca, aproveite para passar um leave-in (aqueles cremes que dispensam o enxágüe) só no comprimento.

2. Caso não pretenda passar as próximas quatro luas na frente do espelho, com cãibra no braço e punhos doloridos de tanto segurar o secador, o jeito é tirar o excesso da umidade com a toalha. Mas se você não tem vocação para poodle, esqueça aquela idéia de esfregar a dita-cuja na cabeça. Basta pressionar, com cuidado , ensina Cleber. Terminando, passe um pente de dentes largos para manter os fios soltos e sem nós.

3. Só para garantir, você está proibida de: torcer os fios (eles não são a sua toalha de banho); esfregar a toalha na cabeça e deixar aquele famoso restinho de condicionador. Isso tudo só enfraquece o cabelo, que quebra mais fácil , explica o mestre das tesouras.

4. Sabe os famosos cosméticos termoativados, que prometem dar vida ao cabelo com a ajuda do secador? Então, nem sempre o milagre acontece. Os impostores estão por toda a parte e, para evitar surpresas, dê uma conferida na textura do produto que você compra. Cleber indica os de consistência suave, assim o cabelo não perde o brilho natural. (aprenda a retocar em casa sua tintura)

5. Agora que a faxina está terminada e boa parte do mau humor tomara! já desceu pelo ralo do banheiro, é hora de partir para a escova em si. O primeiro passo? A escolha de uma boa escova, óbvio. As melhores têm cerdas de javali, mais macias , diz Cleber. Já as de nylon são recomendadas para mulheres de cabelo grosso. O tipo de fio, liso ou encaracolado, também interfere na decisão. Os lisos pedem uma escova térmica para modelar melhor a ponta, e os encaracolados exigem uma escova mista (de cerâmica, com íons e cerdas) para alisar e modelar.

6. Com tudo em mãos, comece a secar o cabelo com o secador e a ajuda das mãos com cuidado para não embaraçar. Quando os fios estiverem apenas úmidos, faça divisões em diagonais e trabalhe e madeixa por madeixa para que a raiz não fique marcada.

7. A forma como você direciona o secador também influencia e como! no resultado final. O bico precisa ser posicionado na diagonal e o jato de ar tem de seguir de cima para baixo (ou da raiz para as pontas). Assim, as escamas dos fios se fecham evitando o efeito arrepiado , desvenda Cleber.
8. Cada mecha separada deve receber o mesmo tratamento. Comece pela raiz, alisando bem. Passe para a metade do comprimento para dar brilho ao cabelo e, por último, modele as pontas. Os três passos são o segredo de uma escova linda e com movimento. (chocolate deixa você mais bonita)

9. Para quem tem cabelo liso e com pouco volume, a dica é terminar a escova com um jato de ar frio. Ele dá mais movimento ao penteado. Mulheres com fios cacheados, que capricharam no look liso por um dia , precisam do toque final dado pela chapinha.

10. Um bom finalizador aumenta o prazo de validade do seu sossego. Mas fique atenta ao rótulo e evite aqueles que contêm silicone na fórmula, principalmente se você tiver tendência à oleosidade. As chances de ficar com uma aparência sujinha são altas.

11. Nos dias úmidos, principalmente, a fixação dá quase tanto trabalho quanto a escova em si. Há uma gama imensa de sprays, mas com diferentes níveis de fixação. É recomendável o uso do spray seco e de fixação média e sem exagero para que o cabelo não fique com o aspecto duro e sem balanço.

Cabelos

Coques para todas as horas


Acordou atrasada e não deu tempo de arrumar os cabelos, pegou chuva depois de passar chapinha e as madeixas ficaram um desastre, não quer mais os fios soltos, mas também não agüenta o rabo-de-cavalo? Então, use e abuse dos coques. Eles são charmosos, práticos, não agridem os cabelos e estarão em alta na próxima estação. O penteado combina com qualquer visual.


Varie no visual. Crie penteados diferentes. Para isso, Edson Lima dá algumas dicas de como mudar o visual de seu coque:

Coque desfiado - Faça um rabo-de-cavalo no alto da cabeça. Separe algumas mexas e passe as mesmas por cima do elástico para cobri-lo, intercalando uma mexa para cada lado. Deixe de dois a três dedos das pontas para fora e prenda com grampos ou fivelas à cabeça. Fica ótimo para mulheres que têm franjas desfiadas. Tiaras e faixas, de preferência finas, dão elegância ao visual.

Coque Banana - É simples e bem elegante. Pegue todo o cabelo e vá torcendo de forma espiral pela cabeça. Prenda com grampos da cor dos fios. Pode ser usado no alto ou próximo ao pescoço. Quanto mais baixo, mais elegante. Ideal para festas.

Coque nó - É o mais prático e famoso. No alto da cabeça, faça um nó no cabelo, mas não deixe muito preso. Quanto mais solto, mais despojado fica o look. Cabelos muito lisos não seguram muito com este tipo de coque. O ideal é colocar alguns grampos e passar um pouco de laquê. As pontas das madeixas podem variar para dentro ou para fora do coque, no caso dos fios mais compridos. Quando as pontas ficam para fora, o coque parece uma mistura de rabo-de-cavalo e coque.

Meio coque - É o mesmo procedimento que o coque desfiado, mas as mexas devem ser enroladas para o mesmo sentido. Só a última precisa dar uma volta no coque e fica caída por cima dele. Pode usar uma fivela grande para incrementar o penteado.

Coque-trança - O coque com trança embutida é ótimo para cabelos compridos. Separe três mexas na parte de cima da cabeça e comece a trançar. Conforme for descendo, acrescente ao trançado as mexas que ficaram de fora. Pode prender as pontas com um elástico ou fazer um rolo com elas, como se estivesse enrolando um bob (use grampos para prendê-la). Abuse de fivelas com strass na lateral e em cima da cabeça.

Cachecol de Punho



Estou fazendo um novo modelo de cachecol...
Aguardem!
É muito legal!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Maquiagem - dicas





Mais dicas de maquiagem

O maquiador, que trabalha para a Givenchy, define: “Há dois tipos de mulheres: as que se pintam e as que se maqueiam”. Vale a pena ler.

As dicas de Guy de Givenchy



Mauro Nascimento/ G1
A maquiagem para as noites de festas de fim de ano tem os olhos realçados. (Mauro Nascimento/ G1)1) Duas vezes por semana, a mulher deve fazer uma esfoliação na pele do rosto, para retirar as células mortas. E jamais dormir maquiada.

2) Aguinaldo sempre começa a maquiagem pelos olhos, para só depois aplicar a base no restante do rosto. Isso para não correr o risco de manchar a pele e ter que refazer todo o processo.

3) Segundo Aguinaldo, muitas cometem erros ao escolher a base. Nunca se deve experimentar o tom no pulso, e sim no pescoço. E não há por que temê-la: “A base nada mais é do que um hidratante com cor”, ensina.

4) A base deve ser praticamente invisível: “Jamais escolha uma abaixo do tom de sua pele, e sim um pouco acima”.

5) Ao passar a base, deve-se misturá-la na mão, para que fique mais homogênea ao ser aplicada no rosto. Vale aplicá-la também no lábio, o que ajuda a fixar o batom.

6) Pessoas mais claras devem passar o pó com a ponta do pincel e não com a lateral, para não marcar a pele.

7) A mulher pode e deve mesclar batom e gloss, diz Aguinaldo. Além de criar um tom exclusivo, intensifica a cor e o brilho.

8) O corretivo só é aplicado por Aguinaldo depois de aplicada a base e o blush. O efeito ilumina o rosto. O corretivo deve ser um pouco abaixo do tom da pele. Ao passá-lo, não se deve esfregar o rosto e sim dar leves toques.

9) O corretivo pode ser aplicado também nos vincos do rosto, para amenizá-los. Quem tem nariz largo, por exemplo, pode passar o corretivo no centro e aplicar tons escuros de pó na lateral.

10) Nos olhos, os tons claros de sombra iluminam e os escuros dão profundidade.

11) Quem tem olhos pequenos deve ter cuidado com o lápis preto, evitando passá-lo na parte interna inferior. Deve-se evitar ainda que o traço siga toda a linha da parte inferior. Deve ser mais intenso para fora, perdendo intensidade no centro.

12) Já a sobrancelha é um marco de expressão no rosto. Bem definida, muda a expressão. Deve ser marcada, sem exageros, com um lápis próprio, castanho.

13) O blush tem a finalidade de esculpir o rosto. Quem tem a testa larga deve aplicá-lo nos lados. Ele deve ser aplicado no vai-e-vem e não de baixo para cima.

14) Na maquiagem para dias de festa, vale intensificar no olhar, porque não temos a presença de muita luz.

15) Verão pede equilíbrio. Ao usar o batom com cor intensa, os olhos não devem estar tão reforçados, a não ser que seja inverno.

16) Não seja escrava das tendências. “Use o que se sentir melhor e não o que a marca dita como o look da estação”, diz Aguinaldo.

17) Hoje em dia não é obrigatório combinar a maquiagem de acordo com a cor que está vestida, ensina Aguinaldo. Não há necessidade de ser uma monocromia. “Harmonia de tons não significa estar de rosa, com batom rosa e sombra rosa”, diz


Outro site que precisa estar entre os favoritos de maquiagem, é o 2Beauty. Feito por uma gaúcha que SABE TUDO!! Marcas, pincéis, técnicas, vídeos e fotos de passo-a-passo, ocasiões,… Ela montou uma “bíblia”!!

TRICO COM OS DEDOS


Olha que idéia legal!!!
Trico com os dedos.
Coloquei um vídeo ensinando a fazer. Até uma criança pode brincar com lãs.
Aproveitem...

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Sombrancelhas




Sobrancelha: a moldura dos olhos
Publicado em 13 de January, 2008

Conheça as técnicas que vão deixar a sua perfeita
Grossas, curvadas, fininhas. O que importa é que as sobrancelhas são a moldura dos olhos. E é incrível como uma sobrancelha bem delineada faz a diferença.
Além de dar um aspecto mais clean � aparência, sobrancelhas com tracejado bem feito são fundamentais Ler Mais »

Olheiras


Olheiras
Publicado em 27 de March, 2008

As mulheres são aversas a qualquer tipo de marca indesejada, principalmente se elas estiverem localizadas no rosto. Manchas arroxeadas e acastanhadas ao redor dos olhos, as olheiras quebram a estética do rosto e denunciam uma noite mal dormida, porém nem sempre sua origem tem a ver com o sono.
Ler Mais »

Como parecer mais magra


Parecer mais magra: dicas e truques
Publicado em 3 de June, 2007

Na hora de se produzir há algumas informações importantes, especialmente para mulheres que estão um pouco acima do peso.

Há alguns mitos e verdades a respeito do que favorece ou não a silhueta.
Ler Mais

Dicas sobre TPM


Cólicas Menstruais e TPM: “Livre-se delas!”


Há mulheres que detestam ficar menstruadas, outras que se sentem aliviadas quando o ciclo se completa. No primeiro caso, cólicas constantes prejudicam o rendimento no trabalho ou faculdade e, durante a TPM (tensão pré-menstrual), elas chegam a nocautear maridos e namorados. Conheça as causas e, também, soluções para livrar-se de uma vez por todas Ler Mais »

Dicas para suas pernas


Saiba como diminuir o risco de ter varizes
Publicado em 11 de September, 2007

A maioria das mulheres, com certeza, se preocupa com o surgimento daqueles vasinhos avermelhados nas pernas. São as primeiras manifestações das temidas varizes. Infelizmente, existem pessoas que têm maior probabilidade de ter a dilatação das veias. No entanto, há certos hábitos que também contribuem para o desencadeamento das varizes. Ler Mais »

Dica saudável


Suco de Fruta


Os sucos de fruta energizam e limpam o organismo.
Eles são ricos em açúcares naturais e, por isso, devem ser ingeridos apenas em pequenas quantidades por pessoas que necessitam limitar o consumo do açúcar.

Dicas de Como Preparar Sucos Ler Mais »

Dicas de trico

A Solange, do maravilhoso porém extinto blog Montricot, deu essas dicas. A grande maioria delas eu não conhecia. Espero que gostem.


Dicas para iniciantes

· Compre toda lã de que vai precisar, de uma só vez. Caso contrário, você se arrisca a não encontrar outra exatamente igual.Toda remessa de lã tem um número. Mas, mesmo da mesma cor, remessas diferentes não são totalmente iguais.
· Se a lã for demais e sobrar, não se desfaça dela. Mais cedo ou mais tarde, você poderá utilizá-la para barrados ou desenhos em outras peças de tricô ou crochê.
· Lembre-se que é importantíssimo executar uma amostra, a fim de adaptar o seu modo de trabalhar às explicações da receita. Se precisar de mais malhas ou pontos para ter os 10cm de uma amostra é porque seu ponto é apertado. Nesse caso, troque por agulhas meio ou um ponto mais grossas. E vice-versa, se você tem ponto frouxo·
. Quando executar um trabalho com linha ou barbante de algodão, lembre-se de que ele vai encolher ao ser lavado. Por isto, faça uma amostra com 10cm e ponha de molho de um dia para o outro. Depois, passe sabão e enxágüe. Deixe enxugar na horizontal, sobre uma toalha felpuda. Passe com ferro a vapor, pelo avesso. Torne a medir. Você terá então uma amostra básica - que servirá de referência para adaptar o trabalho.
· Retire o fio do interior do novelo para fazer tricô ou crochê.Dessa maneira, ele não embaraçará, nem ficará com partes mais retorcidas e menos espessas, o que tornaria o trabalho desigual .
· Quando trabalhar com dois fios de lã, ou com um de lã e outro de algodão, ou ainda um de lã e outro de seda, é preferível deixar os dois novelos separados, mesmo que seja menos cômodo. Ponha-os dentro de uma caixa, faça dois furos na tampa e passe cada fio num furo.Dessa forma, os novelos não se embaraçam.
· Se preferir, no entanto, ter um só novelo preparado com os dois fios (ou com três ou mais, se for o caso), refaça o novelo três ou quatro vezes antes de começar o tricô ou o croché. Assim, a tensão será mais uniforme.
· Quando você trabalhar com lã escura - o que cansa muito a vista -apoie uma toalha branca sobre os joelhos. O contraste entre o branco e o escuro será mais nítido, permitindo ver melhor as malhas ou os pontos e contá-los com facilidade.
· Quando usar lã de marca ou tipo diferente da que foi indicada, faça amostras, até que consiga uma exatamente igual à da receita. Caso contrário, use agulhas um pouco mais finas ou mais grossas. Se, mesmo assim, não conseguir as medidas indicadas para a amostra é porque a lã é muito diferente. O jeito então é mudar a receita ou a lã.
· O ponto de tricô pode ser executado com todas as carreiras pelo direito ou todas as carreiras pelo avesso. Mas há quem ache que trabalhando todas as carreiras pelo avesso o ponto fica mais regular.
· Para melhor resultado em desenhos jacquard em duas cores, escolha a lã clara um pouquinho mais grossa do que a lã escura.
· Antes de começar um trabalho em tricô ou crochê que exija muitas cores, tire de cada novelo um fio de amostra e amarre-o na etiqueta que o envolve. Quando a lã acabar, pegue a etiqueta com a amostra e leve ao armarinho para comprar outra igual, se for preciso.
. Para as principiantes que estão tricotando um trabalho formado por dois pedaços idênticos mas ao contrário, escrever novamente a receita, mas invertendo as indicações; isto evitará as hesitações e os erros quanto à localização das diminuições e dos aumentos.
. Para evitar erros numa parada do trabalho, especialmente no caso de motivos ajurados, marcar a carreira correspondente.
. As explicações para um certo modelo são geralmente fornecidas em vários tamanhos. Para facilitar a leitura, cercar de vermelho os números correspondentes ao tamanho escolhido. Isto evitará hesitações e erros possíveis.
. No caso de uma malha listrada em tricô, em vez de cortar os fios no fim das listras, passá-los nas bordas. Na hora de fazer os acabamentos, dissimulá-los nas costuras ou nas bordas, ou fazer com uma agulha de tapeçaria um ponto de chulear por cima da borda, para segurá-los.
. Quando há uma diferença de tonalidade entre dois novelos da mesma cor (lotes diferentes), para evitar a passagem brusca de uma tonalidade para outra, antes do fim de um novelo e antes de começar o seguinte,faça uma carreira da primeira tonalidade, depois uma carreira na segunda tonalidade e assim por diante, durante umas dez carreiras. Os tons alternados misturam-se suavemente.
. Numa malha canelada e listrada, para evitar a formação de uma demarcação na mudança de cor, no direito do trabalho, trabalhar do seguinte modo: na mudança de cor, tricotar a 1.ª carreira da nova cor no direito do trabalho, toda em meia, o que não diminui a elasticidade das barras. Mas esta receita só serve para os trabalhos que têm um direito e um avesso (não para echarpes, naturalmente).
. Para tricotar uma corda com quatro pontos, para as mais práticas, não é necessário pôr os p. numa agulha auxiliar. Basta passar aagulha pela frente ou por trás dos dois primeiros pontos e tricotar os dois seguintes esticando-os ligeiramente.
. Para formar as cordas, uma agulha auxiliar é bastante incômoda. Substituí-la por um passa-cadarço, introduzindo-o no trabalho. Ele serve também para contar os pontos.
. Para levantar com facilidade um grande número de pontos (por ex., nocaso da borda de um colete), usar uma agulha circular em vez de várias agulhas e tricotar com esta agulha em carreiras de ida e volta.
. Para evitar uma saliência formada por um aumento nas bordas, e principalmente para que estas continuem retas e não se deformem posteriormente, fazer os aumentos a dois ou três pontos da beirada.Por exemplo, a costura duma manga será mais regular, podendo, além disso, ser feita com um grafting vertical.
. Quando as mangas de uma malha são tricotadas uma após a outra, é difícil obter duas mangas idênticas: conseqüentemente, é aconselhável tricotá-las simultaneamente. Numa mesma agulha, montar separadamente cada manga, usando um novelo para cada uma. Tricotar repetindo as mesmas operações em cada uma das mangas.
. Quando se torna necessário deixar pontos à espera (para um decote,por exemplo), passar delicadamente um fio de linha grossa através dos pontos soltos, usando uma agulha de crochê, em vez de deixá-los numa agulha comum. Amarrar as duas pontas sem apertar muito. Deste modo, o embaraço ocasionado por uma agulha suplementar não ocorre mais e os pontos não podem perder-se.
. Quando se vai desmanchar uma parte de um trabalho, é muito mais fácil retomar os pontos soltos com uma agulha de número menor àqueleusado para executar a malha.
. Para conseguir uma curva perfeita na barra de um vestido, saia ou casaco tricotado, montar o número necessário de pontos de base,cortar o fio e passar o primeiro terço dos pontos na agulha direita.Tricotar o terço do meio. Virar, depois trabalhar em carreiras de ida e volta, pegando, no fim de cada carreira, um certo número de pontos à espera de cada lado. Repetir esta operação três vezes de cada lado.
. Para reaproveitar a lã de uma malha gasta e limpa, esticá-la sobre um pequeno quadro de madeira ou de cartolina, tipo dobadoura, para formar uma meada que será colocada ou suspensa acima de um recipiente com água fervente (tipo banho-maria, peixeira, ou marmita grande).Deixar o novelo nesta posição até o fio endireitar-se e readquirir todo seu volume inicial. Pode-se também usar uma garrafa grande de plástico, de água mineral ou refrigerante. Enrole a lã em volta dagarrafa e encha com água quente. Repita se necessário.
. Para um pequeno conserto numa malha, é necessário ter lã com a mesma cor e textura. Para isso, quando se terminar um trabalho em tricô ou em crochê, inserir nas costuras dos lados e das mangas, se forem compridas, uma ou duas agulhadas de lã. Elas estarão à sua disposição em caso de necessidade, e o que é mais importante, com exatamente a mesma cor que a malha, mesmo sendo levemente desbotada por lavagens repetidas.
. Para consertar ou alongar uma malha tricotada num ponto simples, como ponto meia ou ponto tricô, basta puxar um fio para separar a tira gasta da parte ainda em bom estado. Em seguida, levantar os pontos assim soltos e fazer uma nova barra ou alongar a malha, fazendo o mesmo ponto que foi usado para executá-la.
. Os pulôveres das crianças podem durar mais tempo se se transformarem as mangas compridas, com cotovelos gastos, em mangas curtas. Para isso, basta puxar cuidadosamente um fio na altura desejada para a manga e levantar os pontos da parte superior para formar uma nova borda.
. Muitas vezes, torna-se necessário alongar ou refazer a barra de uma malha de criança. Para que estas reparações se tornem invisíveis,tricotar, ao mesmo tempo que o pulôver, um quadrado em ponto meia (25x 25 cm), com a lã que sobrou. Pregar nele um botão, que servirá em caso de perda. Cada vez que se lavar a malha, lavar também o quadrado.Deste modo, na hora de usá-lo para o conserto, ele terá exatamente a mesma cor que a malha.
. Para que um mesmo cardigã possa ser usado por uma menina, e depois, no ano seguinte, por um menino (ou vice-versa), aconselhamos prever um abotoamento transformável fazendo casas nas duas frentes. Preparar uma fita de gorgorão, sobre a qual serão costurados os botões, tendo a mesma altura que uma das bordas e cor igual. Esta fita será pregada nolado direito ou esquerdo do cardigã, dependendo de quem vai usá-lo.